Comportamento de um Portable

Programas Portables ou Portáteis

Um aplicativo portátil (portable application em inglês) é uma classe de softwares que não requer a instalação no computador para ser executado. Ao ser iniciado, o aplicativo portátil roda diretamente do dispositivo no qual está armazenado, podendo este ser removível, como é o caso de pen drives e cd-roms, o que o torna, como o próprio nome diz, portátil. Sendo assim, é possível executar o mesmo programa armazenado no mesmo dispositivo, em computadores distintos. No entanto não é necessário que ele esteja armazenado em um dispositivo removível, podendo também estar contido no disco rígido de seu computador, mas tem que atender aos requisitos do programa, como memória RAM e a velocidade do processador. Além da versatilidade, os softwares portables apresenta como característica a não alteração do Registro do Windows e não deixa arquivos órfãos na pasta System, portanto não deixa "rastros" de instalações no registro, deixando o Windows mais leve e limpo. Para um bom funcionamento dos portables, tanto jogos como utilitários, é necessário ter os pacotes:
instalados no Windows.  É uma iniciativa da Empresa Microsoft, que visa uma plataforma única para o desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações, que acelera e otimiza jogos e utilitários,e fornece acesso à funcionalidade do sistema. Se o seu Windows é o XP em português, o sistema operacional é de 32 bits, então baixem e instale esta versão:
NetFx20SP2_x86 Como saber se o seu Windows é 32 ou 64 bits? baixem este tutorial

Bom... vou tentar explicar da melhor forma possível como funciona um software portable.

 Leia com atenção

(Configurações locais), (AppData) ou (Dados de aplicativos), (Documents and Settings) ou (Documentos e configurações) são diretórios importantes criado pelo próprio Windows, com a finalidade de guardar dados de configurações. Todos os Portables, assim como os instaladores guardam dados nestas pastas; são diretórios para guardar dados de cada software sendo ele portable ou não. Tanto games ou utilitários guardam, por exemplo: saves de jogos, dados de agenda, mudanças nas opções, configurações etc. Estes diretórios geralmente ficam em (C:\Documents and Settings\[nome do usuário]\Configurações locais\Dados de aplicativos\) ou (C:\Documents and Settings\[nome do usuário]\Dados de aplicativos\). Programas como os: Cameyo, VMware ThinApp, Spoon Studio, são programas para virtualização de aplicativos ou seja,são programas para portabilizar. Os portables feitos por estes, criam diretórios em (AppData) ou (Dados de aplicativos), vou listar as pastas criadas:

■ C:\Documents and Settings\nome do usuário\Dados de aplicativos\Thinstall

■ C:\Documents and Settings\nome do usuário\Dados de aplicativos\VOS

■ C:\Documents and Settings\nome do usuário\Configurações locais\Dados de aplicativos\Spoon\Sandbox

■ C:\Documents and Settings\nome do usuário\Configurações locais\Dados de aplicativos\Xenocode\Sandbox

Portanto se você quiser excluir um programa portable do seu computador, também pode excluir a pasta de dados relacionada com este portable, ou seja você tem que procurar o nome do software portable dentro destas pastas: (Thinstall) ou (VOS) ou (Spoon) ou (Xenocode).

Não sei se deu para entender tudo que eu comentei, mas procurei explicar da melhor forma possível e esclarecer algumas dúvidas. Se vocês usuários e visitantes do BLOG tiverem mais dúvidas a respeito sobre o assunto, deixem comentários com e-mail, pois terei satisfação de esclarecer qualquer dúvida.
Sejam bem vindos ao BLOG, obrigado pela presença e volte sempre.

  
Cuidados para evitar Virus e Spyware
Cuidado com os downloads mal-intencionados em diversos sites que normalmente empurram coisas antes de você fazer download, como gerenciadores de downloads, aceleradores, cadastro de celulares, dicionários, etc. Preste bem atenção aonde você vai clicar, para não instalar qualquer coisa. Os downloads feitos pela internet são umas das principais portas de entrada para essas pragas de vírus e spyware no computador. Isso inclui quaisquer tipos de arquivos vindos em softwares, e-mails, músicas, vídeos, fotos etc. Os hackers lançam constantemente novos softwares mal-intencionados para tentar penetrar em qualquer PC, portanto cuidado antes de baixar e instalar softwares. Na instalação de programas, aconselho a ler bem o que você está instalando, desmarque os itens que você não quer ou que não tem certeza. Atualize sempre o antivírus e anti-spyware, pelo menos, uma ou duas vezes por semana, e com o Firewall sempre ativado. O meu Blog é de porte pequeno, comparando com grandes ótimos Blogs desta categoria de software, no entanto gosto do que faço, e procuro ter respeito e consideração aos leitores repassando informações úteis, e melhorando a cada dia, com trabalho, dedicação e responsabilidade. Aqui no Blog, você pode navegar e baixar com segurança e tranqüilidade, sem qualquer dificuldade, e sem frescuras. Qualquer dúvida em relação aos downloads, links quebrados, críticas, opinião, e sugestão postem nos comentários. Obrigado a todos pela compreensão e principalmente pela sua presença.