Têrmos mais usados na Informática

Entre vários têrmos usados na informática, eu separei alguns principais.
4G
É uma tecnologia móvel que permite ao usuário navegar na internet em alta velocidade sem a utilização de fios. Pode ser usada através de um modem (para computadores e notebooks) ou por celulares. A internet 4G é uma nova tecnologia que irá integrar a quarta geração de dispositivos para acesso a internet móvel, que promete aumentar em 180 vezes a velocidade atual, tornando os aparelhos 3G ultrapassados.
Acesso Discado (Dial-up)
É o tipo de acesso dos usuários comuns. Para utilizá-lo, basta um computador, linha telefônica e modem. O usuário utiliza o computador (com um programa de comunicação) para fazer a ligação até o seu fornecedor de acesso. Ao ser recebido pelo computador do fornecedor de acesso, deve fornecer seu nome de usuário e senha para poder entrar no sistema.
partir do servidor. Apesar dos recursos, o ActiveX peca pelas incompatibilidades com vários browsers, bugs, sobrecarga do servidor devido à grande quantidade de processamento exigido e brechas de segurança. Apesar de tudo, muitos acreditam que o ActiveX é o futuro da Web.
Sigla de Asymmetric Digital Subscriber Line. É uma nova tecnologia que possibilita a transmissão de dados, em altas velocidades, utilizando cabos telefônicos comuns. O sistema trabalha com velocidades assimétricas, ou seja, diferentes em cada sentido, e, por essas características, promete facilitar a vida dos usuários de Internet. No downstream (tráfego de dados na direção do usuário), a ADSL atinge de 1,5 a 9 megabits por segundo (Mbps). E no upstream, as taxas vão de 16 a 640 kilobits/segundo (Kbps). É necessário instalar modems ADSL nas duas pontas. No Brasil, a tecnologia não está disponível comercialmente.
Um tipo de programa, como o software (pago) ou o freeware (gratuito). O adware é gratuito, porém, para trazer rendimentos ao seu criador, ele geralmente tem banners em suas janelas. A maioria tem versão paga sem anúncios. Defensores da privacidade na internet criticam o adware por, algumas vezes, enviar dados do computador de seu usuário para a empresa que o criou.
Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo do Linux. Autlamente é muito utilizado em celulares e tablets. Foi desenvolvido pelo Google que é o responsável pelo gerenciamento do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pelo Google.
Arquivo enviado junto com uma mensagem de correio eletrônico. Pode ser uma foto, um arquivo sonoro, vídeo ou mesmo um programa de computador.
Anonymous
Normalmente utilizado para o login num servidor FTP, para indicar Anônimo. que se trata de um usuário não registado na máquina em questão. A password a fornecer deve ser o endereço eletrônico.
Programa utilizado para descontaminar um computador ou rede que estiver infectado com vírus, worm e códigos maliciosos, bem como fornecer proteção contra novas infestações. Esses programas precisam ser atualizados com freqüência para garantir sua eficácia.
API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos que não querem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional. Por exemplo, um sistema operacional possui uma grande quantidade de funções na API, que permitem ao programador criar janelas, acessar arquivos, criptografar dados, etc. Mas a API dos sistemas operacionais costumam ser dissociada de tarefas mais essenciais, como manipulação de blocos de memória e acesso a dispositivos. Estas tarefas são atributos do kernel ou núcleo do sistema, e raramente são programáveis. Outro exemplo: programas de desenho geométrico que possuem uma API específica.
Programa escrito para rodar dentro de outro programa (por exemplo, macros do Word ou do Excel). Um applet não pode ser executado de forma autônoma. Os applets escritos em Java, responsáveis por boa parte da dinâmica da Web, em geral rodam no ambiente do browser.
Norma para a codificação de caracteres através de números binários, utilizada em diferentes computadores. Define a codificação dos caracteres com códigos de 0 a 127.
Abreviatura de Active Server Pages, páginas criadas dinamicamente pelo servidor Web, orientado por um programa em VBScript (Visual Basic) ou Jscript (Java). Quando um browser solicita uma página do tipo ASP, o servidor constrói uma página HTML e a envia ao browser. Qual a diferença da página ASP para o documento HTML clássico? Este corresponde a um documento estático, que já se encontra no servidor no mesmo formato em que será exibido no navegador. A página ASP, ao contrário, não existe no servidor: é montada a partir de uma solicitação específica. Pode ser, por exemplo, um documento HTML criado como resultado de pesquisa num banco de dados.
O Assembly foi provavelmente a primeira linguagem de programação da história, surgida na década de 50, época em que os computadores ainda usavam válvulas. A idéia do assembly é usar um comando em substituição a cada instrução de máquina. A lógica continua sendo basicamente a mesma, a vantagem é usar comandos amigáveis ao invés de endereços binários. Outra facilidade trazida pelo assembly é o uso de variáveis, onde uma certo espaço de memória é reservado para um certo dado. É possível por exemplo criar a variável "Valor1", reservando 16 bits da memória e armazenar nela um número qualquer. Durante o programa, sempre que desejar usar este número, basta chamar a variável Valor1 anteriormente criada. Como o compilador utiliza instruções específicas para o processador da máquina, é preciso desenvolver uma versão diferente da linguagem para cada sistema onde ela for ser utilizada.
ASUSTeK Computer Inc. ou simplesmente ASUS é uma empresa de Taiwan especializada na fabricação de hardware. Fabrica, entre outros, placas-mãe, placas de vídeo, discos ópticos e Computadores portáteis.
Arquivo anexado a uma mensagem de e-mail. Os programas de correio eletrônico permitem que qualquer arquivo seja enviado junto com a mensagem. Ao chegar no destinatário, o arquivo anexo pode ser copiado para o computador.
Porta dos fundos. É uma porta aberta no sistema, não documentada, que permite ao criador ter acesso a ele (legitimamente ou não). As backdoors podem ser criadas tanto pelo responsável, como um meio de acesso emergêncial ao sistema, quanto por alguém interessado em invadi-lo, roubar informações etc. Neste último caso, o meio mais usado é convencer algum usuário do sistema a executar o programa que abrirá a backdoor, enviando-o via e-mail com algum estratagema, uma comunicação do chefe, um jogo, etc.
Em informática, cópia de segurança é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. As cópias de segurança devem obedecer vários parâmetros, tais como: o tempo de execução, a periodicidade, a quantidade de exemplares das cópias armazenadas, o tempo que as cópias devem ser mantidas, a capacidade de armazenamento, o método de rotatividade entre os dispositivos, a compressão e encriptação dos dados. Assim, a velocidade de execução da cópia deve ser aumentada tanto quanto possível para que o grau de interferência desse procedimento nos serviços seja mínimo. A periodicidade deve ser analisada em função da quantidade de dados alterados na organização, no entanto se o volume de dados for elevado, as cópias devem ser diárias. Deve-se estabelecer um horário para realização da cópia, conforme a laboração da organização, devendo ser preferencialment
Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code. O BASIC é uma linguagem de programação voltada para principiantes, desenvolvida durante os anos 60. Praticamente todos os primeiros computadores pessoais lançados durante a década de 70 traziam compiladores BASIC. Os programas em BASIC são construídos através da combinação de comandos simples, baseados em palavras do Inglês e rodam linha a linha, à medida que são "traduzidos" para linguagem de máquina pelo interpretador. Os compiladores BASIC atuais são bem mais rápidos e mais flexíveis que os desta primeira geração e, apesar de ainda não serem tão rápidos quanto programas em C, já são capazes de fazer praticamente tudo que é possível em outras linguagens Um exemplo de linguagem popular atualmente que é baseada no BASIC é o Visual Basic da Microsoft.
Numero de mudanças de fase do sinal transmitido por um modem. Muitas vezes confundido com a medida bps (bits por segundo), mas com um significado diferente, se bem que possam ter valores aproximado.
O Bluetooth é uma tecnologia de transmissão de dados via sinais de rádio de alta freqüência,entre dispositivos eletrônicos próximos. A distância ideal é de no máximo 10 metros e a distância máxima é de 100 metros, atingida apenas em situações ideais. Um dos trunfos é o fato dos transmissores serem baratos e pequenos o suficiente para serem incluídos em praticamente qualquer tipo de dispositivo como notebooks, celulares, passando depois para micros de mesa, mouses, teclados, joysticks, fones de ouvido, etc.
Unidade de medida para velocidade de transmisão de dados. Os modens mais comuns operam a 28.800 BPS e 36.600 BPS. Um Kbps corresponde a 1024 BPS.
Um programa que permite visualizar e utilizar uma dada base de dados, distribuída ou não por vários computadores. Termo normalmente aplicado para os programas que permitem navegar no World-Wide-Web.
Bus
Barramento Caminho de comunicação entre dois ou mais dispositivos eletrônicos.
Cookie
Mensagem enviada ao browser por um servidor Web. Normalmente, essa mensagem é gravada no micro cliente como um arquivo de texto. Sempre que o cliente volta a acessar aquele site, a mensagem é reenviada ao servidor. O objetivo do cookie é identificar o usuário e, por exemplo, exibir páginas personalizadas. Para isso, o usuário precisa ter fornecido informações pessoais numa visita anterior ao site.
Processo de embaralhamento de dados para evitar que pessoas não autorizadas leiam as informações.
Conjunto de regras de programação (API) criado pela Microsoft. Seu objetivo é dar aos programadores de aplicações gráficas - games, em especial - formas de acessar o hardware sem saber exatamente qual dispositivo está instalado no sistema. O DirectX proporciona isso mediante a criação de uma camada intermediária de software que traduz comandos genéricos nos comandos específicos para cada dispositivo. Na prática, a tecnologia DirectX tira partido dos recursos de aceleração gráfica do hardware, o que resulta em ganho de performance em aplicações multimídia. Essa API também suporta as tecnologias USB, FireWire, AGP e MMX.
Sigla de Domain Name Server. Designa o conjunto de regras e/ou programas que constituem um Servidor de Nomes da Internet. Um servidor de nomes faz a tradução de um nome alfanumérico (p. ex. webmundi.com) para um numero IP (p. ex.200.300.220.1). Por exemplo, no DNS brasileiro, gerem-se todos os nomes terminados em br. Qualquer outro nome será também traduzida pelo mesmo DNS, mas a partir de informação proveniente de outro DNS (isto se essa informação não tiver sido previamente obtida).
Baixar algum arquivo através da rede, ou via Internet. Down significa "baixar" ou "puxar", enquanto load "significa "carregar", no sentido de carregar um programa ou arquivo. Processo de cópia de arquivos de um computador qualquer para o micro do usuário.
DOS (Disk Operating System)
Pode ser usado em relação a qualquer sitema operacional, mas é mais freqϋentemente usado em relação ao MS-DOS da Microsoft.
Medida da definição da imagem, estabelecida em pontos por polegada. Quanto maior o índice de dpi, melhor a qualidade da imagem.
Permite instalar dois ou mais sistemas operacionais diferentes no mesmo micro. Em geral é instalado um boot manager, que pergunta qual sistema deve ser inicializado cada vez que o micro é ligado.
Correio transmitido por meios eletrônicos, normalmente, redes informáticas. Uma carta eletrônica contem texto (como qualquer outra carta) e pode ter, eventualmente, anexos um ou mais arquivos ou pastas.
Combinação de letras símbolos que significam emoções e reações, normalmente utilizada em e-mails, e chats.
Um programa que simula o ambiente de um outro computador. Existem atualmente emuladores para PC que emulam quase todos os equipamentos antigos, desde video games até sistemas como o MSX e Amiga. O problema dos emuladores é que por trabalharem traduzindo instruções, sempre há perda de desempenho.
Os endereços IP são expressos em números como 200.201.100.1. O DNS fica responsável por transformar os endereços IP em nomes de máquinas, como www.webmundi.com e vice versa.
Falso, Fraude, Copia ou tentativa de se passar pelo original.
Questões Perguntadas Frequentemente. É um texto que pretende responder, dentro de uma determinada matéria, a questões Colocadas Freqüentemente pelos usuários.
Hardware e Software que formam um sistema de proteção que impede a entrada de estranhos em redes privadas ligadas a internet.(Intranet)
Espaço para deixar mensagens sobre um assunto. A palavra fórum pode ser aplicada tanto para grupos de discussão, como para listas de distribuição de mensagens sobre um determinado assunto.
Software distribuído gratuitamente e que permite ilimitado número de cópias, além de não exigir nenhum tipo de registro.
Protocolo de transferência de arquivos. Normalmente os sites têm áreas públicas de FTP,permitindo que os usuários façam download de programaspor este protocolo.
do Inglês: geringonça, dispositivo é uma gíria tecnológica recente que se refere, genericamente, a um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano. São comumente chamados de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, tocadores mp3, entre outros.
Computador ou material dedicado que serve para interligar duas ou mais redes que usem protocolos de comunicação internos diferentes, ou, computador que interliga uma rede local à Internet (é portanto o nó de saída para a Internet).
Sigla de gigabyte: medida de capacidade de memória, igual a 1 000 megabytes.
Graphic Interchange Format. Formato de arquivo de imagem, muito utilizado na internet.
Medida de capacidade de memória, igual a 1 000 megabytes. Abreviatura:  Gb
Fanático por computação especializado em desvendar códigos de acesso a computadores. Equivale a pirata de computador. Os maníacos por informática classificam o hacker como o que invade os sites para tirar proveito próprio, como roubar informações, por exemplo. Veja cracker.
Nome que se dá às imagens ou palavras que dão acesso a outros conteúdos em um documento hipertexto. O hiperlink pode levar a outra parte do mesmo documento ou a outros documentos. Também é usada a palavra link.
Página base. Página principal de um site de uma instituição ou particular. A página base é uma espécie ponto de partida para a procura de informação relativa a essa pessoa ou instituição.
Computador da rede que desempenha funções centralizadas, colocando arquivos e programas à disposição das estações de trabalho. Servidor.
Sistema de marcação dos arquivos Web. Linguagem usada para construção de Sites e páginas para Internet. Determina o tamanho,cor,formato de letra,local de inserção de imagens,colocação de Links para outros sites.
Protocolo de transf. de Hyper texto. Protocolo utilizado pelos computadores ligados à WWW para comunicar-se entre si.
Dispositivo que conecta dois ou mais equipamentos de rede.
Nome dado ao usuário da Internet.
Existem muitos termos que tentam definir a Internet. Super-estrada da informação, preferem os políticos. Rede de redes, insistem os cientistas. O certo é que cada um desses grupos prefere ver a rede segundo seus próprios interesses. A Internet é tudo isso ao mesmo tempo. E com certeza muito mais. A rede é o que cada pessoa quiser que ela seja. Em toda a história da Internet foram os usuários que inventaram novos recursos e novas aplicações.É um terreno fértil para boas idéias. Isso tudo porque a Internet é uma invenção muito simples. Nada mais é do que uma forma fácil e barata de fazer com que computadores distantes possam se comunicar. A partir daí, a revolução está nas mãos das pessoas. Cada usuário recebe uma identificação única, conhecida como endereço. Com esse endereço, ele pode se comunicar, enviando mensagens para outras pessoas. É o que se chama de correio eletrônico. Graças ao esforço de instituições como Universidades e empresas ligadas à pesquisa, dispostas a investir dinheiro e pessoal para criar e manter os pontos principais da rede — os servidores (computadores de alto desempenho) — é possível conseguir programas de graça e consultar bancos de dados públicos. O tal terreno fértil da Internet tem um nome. Se chama World Wide Web, ou apenas Web.Internic Uma organização Americana responsével pela getão de domínios internacionais. Ex.:  .com .net .org
Internet Protocol. Um dos protocolos mais importantes do conjunto de protocolos da Internet. Responsável pela identificação das máquinas e redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas. Corresponde ao protocolo de nível 3 do modelo OSI.
É um sistema que permite a interação de vários usuários ao mesmo tempo, divididos por grupos de discussão. Ao contrario das news essa discussão é feita em directo (dialogo directo textual). Os usuários deste sistema podem entrar num grupo já existente ou criar o seu próprio grupo de discussão.
Rede Digital Integradora de Serviços (RDIS). É uma evolução das linhas telefônicas atuais baseada em linhas digitais (e não analógicas) capazes de taxas muito mais elevados (a partir de 64 Kbps) e com melhor qualidade.
Provedor de acesso Internet. Empresa que conecta um usuário à Internet. A ligação com o provedor pode ser feita por linhas telefônicas normais (conexão discada) ou por linhas especiais, ligadas 24 horas por dia (conexão dedicada).
Sigla para Joint Photographic Experts Group, o nome original do comitê que escreveu o padrão desse formato de compressão de imagens. JPEG foi criado para comprimir imagens tiradas do mundo real. Funciona bem com fotos e desenhos naturalísticos, mas não é tão eficiente com desenhos de letras, linhas e cartoons.
Sigla para rede local, a rede de computadores à qual sua máquina está conectada. Largura de banda ou Bandwidth Se refere à capacidade de transmissão de uma rede ou um tipo qualquer de conexão. A largura de banda de uma conexão via modem é de 56 Kbits :-) Este termo pode ser usado também com relação à quantidade de dados que podem ser transferidos através de uma interface num determinado período de tempo.
Na WWW, uma palavra sublinhada indica a existência de um link, que é uma espécie de apontador para outra fonte de informação. Escolhendo esse link, obtem-se a pagina de informação que ele designava que pode, por sua vez, ter também vários links.
Sistema Operacional de Rede que tem nome derivado do nome de seu autor, Linus Torvalds. O Linux é hoje em dia um sistema operacional com todas as características do Unix, com uma implantação invejável e em constante evolução.Este sistema é de domínio publico e de desenvolvimento aberto aos usuários, ou seja, qualquer um pode ajudar a desenvolver o próprio sistema.Normalmente é distribuído em diferentes "releases" que mais não são do que um núcleo (recompiláveis) acompanhado de programas, utilitários, ferramentas, documentação, etc.
Em uma URL, mailto indica um link que lhe permitirá enviar um e-mail para a pessoa cujo endereço é seguido na URL. Mbps Megabits Per Second - Megabits Por Segundo. Taxa de transferência usada em comunicações do tipo em série (serial). Mede a quantidade de megabits (1.048.576 bits) que são transferidos por segundo. Para converter uma taxa de transferência dada em Mbps (megabits por segundo) para MB/s (megabytes por segundo), você deverá dividir o valor por oito. Para converter uma taxa de transferência dada em MB/s para Mbps, você deverá multiplicar o valor por oito. Por exemplo, 100 Mbps equivale a 12,5 MB/s.
Pequeno aparelho que permite ligar um computador à linha telefônica e assim estar apto a se comunicar com outros computadores que também possuam modem. Muitos dos modems são também capazes de realizar funções de fax. A sua aplicação mais importante será porventura a ligação a BBS, Internet ou Home Banking.
Periférico que se comunica usando as linhas de TV a cabo. Sua vantagem em relação ao sistema telefônico é a velocidade: pode alcançar até 2 Mbps. O ponto negativo é que a infra-estrutura das empresas de TV a cabo é montada para tráfego unidirecional, enquanto as conexões Internet exigem fluxos do cliente para o servidor e vice-versa. Portanto, os sistemas de TV a cabo precisam reestruturar-se para oferecer serviços Internet.
Tecnologia de compactação normalmente aplicada a arquivos WAV. Na produção de arquivos MP3 eliminam-se detalhes da gravação original, permitindo uma compressão eficiente. A relação WAV/MP3 (com 128 Kbps e 44,1 KHz) fica na faixa de 10 para 1, quase sem perda de qualidade.
MS-DOS
Acrônimo de MicroSoft Disk Operating System é um sistema operacional, comprado pela Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC. O dono, e criador original do projeto QDOS - Quick and Dirty Operating System, é a empresa Seattle Computer Systems, que foi inicialmente uma tentativa de criar um concorrente do estabelecido Sistema Operacional CP/M que rodasse no recém-lançado processador 8086 da Intel.
O termo multimídia é utilizado para definir um documento de computador composto de elementos de várias mídias, como áudio, vídeo, ilustrações e texto. Também é importante que esses documentos sejam interativos, ou seja, que permitam a participação do usuário. Para ser mais preciso, utiliza-se também o termo multimídia interativa.
Colaboração: Antonio Carlos
Gerenciador de banco de dados Open Source, bastante popular atualmente, que utiliza a linguagem SQL. O MySQL existe desde 1998 e já possui versões para vários sistemas operacionais, entre eles Linux, Windows, Mac OS, Free BSD, Unix e Solaris. Estão disponíveis APIs para programação em várias linguagens entre elas o C++, Java, Perl e PHP. O MySQL é gratuíto e pode ser baixado no site oficial: http://www.mysql.com
Programa utilizado para navegar na Web. Permite utilizar praticamente todos os recursos da rede, como correio eletrônico, transferência de arquivos e acesso a grupos de discussão.
Termo utilizado na internet para quem esta vagando entre sites, procurando informações sobretudo no www. Muita gente também diz surfar.
Em inglês, rede. O termo é utilizado como sinônimo para Internet.
É um browser para o WWW. Sucessor do Mosaic e desenvolvido pela mesma equipe de programadores, o Netscape evolui rapidamente e é o browser mais usado na internet.
A tradução é "fora da linha". Significa que não há ligação por linha telefônica. Por exemplo, a leitura de mail offline implica que se possa ler mail no seu próprio computador sem que ele esteja ligado ao servidor (tendo portanto sido transferidas as cartas para esse computador, previamente). As ligações offline não permitem a navegação interativa na Internet, pois o computador não pode enviar comandos e receber dados em tempo real.
OnboardNa placa. Se refere a componentes que vem embutidos na placa mãe, algo cada vez mais comum hoje em dia. Muitas placas vem com video, som, modem e até mesmo rede onboard. A vantagem é o preço mais baixo, a desvantagem é o fato dos componentes virem soldados na placa mãe, dificultando upgrades e impedindo de aproveitar os componentes caso haja necessidade de trocar a placa mãe real.
O oposto de offline, on-line significa "estar em linha", estar ligado em determinado momento à rede ou a um outro computador.
Programas que tem seu código fonte aberto. Qualquer um pode baixar o código fonte do programa, estudá-lo ou mesmo aperfeiçoá-lo. Open Source não é a mesma coisa que de domínio público. Um programa Open Source continua pertencendo ao seu criador e a quem ajudou no seu desenvolvimento.
Sigla para “operating system”, ou sistema operacional.
Palmtop ou handless são computadores de mão que possuem recursos como agendas, edição de textos, imagens e conexão a internet / rede 3G. Atualmente, os celulares estão ocupando este segmento de produto com custo menor e maior número de funcionalidades.
Sigla de Personal Home Page. Linguagem de scripts usada para criar páginas Web dinâmicas. Assim como os scripts em Perl, os programas PHP são embutidos em tags HTML e executados no servidor. A força do PHP está em sua compatibilidade com muitos bancos de dados.
Nome dado para picture element (elemento de imagem). É a menor área retangular de uma imagem. Cada pixel é uma cor diferente. Com essa combinação de cores, é possível mostrar qualquer cor. No entanto, a capacidade de mostrar todas as combinações de cores possíveis vai depender da qualidade e da configuração do monitor do usuário.
Software que é acoplado aao browser para ampliar suas funções. Os Plug-ins servem para exibir videos, sons, animações 3D, etc...
Site que funciona como porta de entrada à Internet, oferecendo desde serviços como e-mail e bate-papo até links para sites de conteúdos diversos.
Postmaster
Pessoa responsável por cuidar e solucionar os problemas ligados ao e-mail.
Um dos protocolos necessários para manter uma conexão IP através de uma linha telefônica comum. O PPP é necessário para utilizar navegadores gráficos para a Web e é bastante superior ao Slip, outro protocolo com a mesma função.
Símbolo ($, %, #, X:\) que indica que o computador está pronto para receber comandos.
Conjunto de regras e procedimentos técnicos para o intercâmbio de dados entre computadores ligados em rede.
Empresa ou Organização que provê(disponibiliza seu acesso à Internet.
Programa que permite a comunicação entre duas redes, efetuando ou não processamento adicional. Um exemplo de uso: no firewall, ele transfere páginas web para usuários da intranet.
Dispositivo de uma rede que recebe dados e os envia aos pontos de destino, sempre usando as rotas mais curtas disponíveis.
RSS significa Rich Site Sumary ou Really Simple Syndication, é um formato que permite distribuir o conteúdo de um site de forma padronizada que permite que ele seja lido em diversos leitores de notícias.
Software que pode ser experimentado antes da compra. Alguns shareware funcionam somente durante um período determinado de avaliação, outros apenas mostram mensagens periodicamente lembrando o usuário que não se trata de um produto gratuito. Os autores de shareware normalmente pedem pagamentos simbólicos pelo software.
Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam e controlam o hardware do computador. O Sistema Operacional é responsável por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas. Ele também deve prover uma interface para o usuário - ele fornece ao usuário uma maneira de acesso aos recursos do computador.
Palavra que em português significa local, lugar.Na internet,designa um conjunto de páginas que representa uma pessoa ou uma empresa.O termo Home Page é usado para designar a página principal de um site.
Slot é um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Para computadores significa encaixe existente na placa mãe para a colocação de placas de circuito impresso adicionais. Como por ecemplo: placas de vídeo, placa de rede, modem, etc... SMTP O Simple Mail Transfer Protocol é o protocolo Internet usado para correio eletrônico.
Envio de mensagem por correio eletrônico sem que a mesma seja solicitada pelo seu destinatário.
Spyware é um tipo de software que se instala automaticamente no seu computador, geralmente sem seu conhecimento, e coleta e transmite secretamente dados sobre seu uso do computador. Por exemplo, o spyware pode monitorar o comportamento de um usuário e passar os detalhes de suas atividades online (por exemplo, seus nomes de usuário ou senhas) a um terceiro que pode usar tais informações para roubo de identidade e fraude.
Quando se usa um hub, as estações se comunicam pelo mesmo canal físico. Assim, existe a possibilidade de congestionamento e perda de tempo na retransmissão das informações. O switch corrige esse problema. Se, numa rede, um hub dispõe de 10 Mbps para dividir entre todos os micros, um switch com a mesma velocidade permite que cada equipamento se comunique com a velocidade total.
Transmission Control Protocol. Um dos protocolos Internet do conjunto TCP/IP, que implementa o nível 4 do modelo OSI, através transporte de mensagens com ligação.
Sigla de Transmission Control Protocol/Internet Protocol. Protocolo usado na comunicação entre computadores de redes diferentes. O IP garante o endereçamento de todas as máquinas na Internet e o encaminhamento das mensagens entre essas várias máquinas.
Protocolo/programa que permite a ligação de um computador a um outro, funcionando o primeiro como se fosse um terminal remoto do segundo. O computador que "trabalha" é o segundo enquanto que o primeiro apenas visualiza no vídeo os resultados e envia os caracteres digitados (comandos) no seu teclado.
Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber mensagens (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets").
Sistema operacinal com características de multi-tarefa preemptiva, criado nos anos 70, nos Bell Labs. Desde ai evoluiram muitas variantes diferentes do sistema operacinal.
Fazer o upload de um arquivo. Ato de transferir o arquivo do seu computador para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações.
Uniform Resource Locator. Localizador Uniformizado de Recursos. Norma que determina como devem ser escritos os endereços na internet. Ex: http://www.webmundi.com é uma URL,ou um endereço na internet.
Rede de grupos de discussão amplamente disseminada na Internet. A rede é formada por grupos de discussão, chamados newsgroups.
É a pessoa encarregada de desenvolver e gerenciar as paginas WEB de um Site.
Widgets ou web widgets são pequenas aplicações online que podem ser embutidas em sites e blogs a fim de exibir conteúdos de outros sites, tais como notícias, previsões do tempo, cotações de bolsas de valores, mapas virtuais ou resultados de jogos.
Sistema operacional para smartphones criado pela Microsoft como resposta ao Android e ao iPhone. Está presente em alguns modelos da LG, Samsung e HTC vendidos nos EUA (ainda não há aparelhos à venda no Brasil oficialmente). Será adotado pela Nokia em seus celulares.
Sigla de eXtensible Markup Language, uma espécie de HTML estendido que está sendo desenvolvida pela W3C. Essa linguagem permite que o designer de páginas Web crie tags próprias não existentes no HTML. Com o XML, pode-se criar links apontando para mais de um documento, diferentemente do que ocorre com os links do HTML, que sempre se referem a um endereço único. Na prática, os usuários ainda não têm condições de experimentar o XML, visto que, dos fabricantes de browsers, somente a Microsoft anunciou que irá adotá-lo numa futura versão do Internet Explorer.
Um protocolo de transferencia de dados por modem, relativamente lento.
[1] Compactador de arquivos, que mudou de nome para WinZIP depois do lançamento do Windows 95. [2] Extensão de arquivos compactados pelo WinZIP.
Compactar arquivo de dados, para que possa ser mais facilmente transmitido pela Internet ou gravado em disquete ou outra mídia. A palavra vem da extensão .zip, de um dos programas de compactação mais usados.
Um protocolo de transferência de dados por modem, com alguns melhoramentos em relação ao Xmodem e ao Ymodem, em particular, mais rápido.

Agradecimento aos Colaboradores:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia - http://www.webmundi.com/dic/dicindex.asp
contato@webmundi.com, gestao.erp@gmail.com, Renato Sanches, Antonio Carlos,  Luis Aurelio Zolin, Lenora Viana Bohrer, Mara Aragao.